Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

STAND DA IPECO É MAIS UMA ATRAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO SESC BALNEÁRIO


Mudas nativas estarão disponíveis para os visitantes do evento(divulgação)
 Entre os dias 30 de maio a 5 de junho de 2011, o SESC Balneário promoverá o Projeto da Semana do Meio Ambiente, uma semana voltada para as questões relativas à educação e preservação ambiental através de palestras, oficinas, mesas redondas, exibição de vídeos, instalações artísticas, túnel das sensações, gincanas educativas, borboletário e árvore da vida.
O evento tem o objetivo de promover atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais em todo o município em parceria com diversas instituições, implementando e articulando ações de educação ambiental. Ainda estabelece despertar consciência critica na população cuiabana sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.
 
Objetivo específico é promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade; desenvolver uma visão globalizante multi e interdisciplinar; estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade; composição dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da questão ambiental; e homogeneização das informações ambientais às pessoas, alunos, aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.
 
O destaque do evento está na montagem de stand´s temáticos com os biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado e Caatinga (bioma endêmico do Brasil) onde através de fotos e banner´s serão apresentados as principais características desses biomas (relevo, fauna, flora, atrativos turísticos, curiosidades) e de outro lado os principais problemas (devastação, degradação, riscos ambientais e pressão econômica) levando o publico a refletir sobre o tema. 
 
Haverá também uma ilha na qual vai estar a "Árvore da Vida", de um lado a natureza com toda sua exuberância vida e encantamento e de outro a ilha degradada morta exemplificando o desenvolvimento desordenado, os agrotóxicos e as agressões causadas por essas ações.
 
O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
 
 O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
      
Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
      
A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
30/05 (segunda-feira) 
 
08h30 - ABERTURA - (Diretores, Professores, Coordenadores e Responsáveis)
 
10h – PALESTRA - A atuação do Ministério Público Estadual nas questões ambientais - Dr. Gerson N. Barbosa – Promotor de Justiça da 17ª Promotoria de Meio Ambiente de Cuiabá, MT
 
03/06 (sexta-feira) 
 
14h - Palestra - Manejo de RPPN´s:
Silvia Kataoka – Eng.ª Florestal - Gerente de Estudos e Pesquisas da RPPN do SESC Pantanal
 
15h - Palestra - Vegetação de Mato Grosso, situação atual, principais problemas e soluções à conservação - Dra. Cátia Nunes da Cunha – Departamento de Botânica e Ecologia, IB, UFMT (INCT-ÁREAS ÚMIDAS)
 
16h30 - Palestra - Aves de Mato Grosso, problemas e soluções para a sua conservação - Dr. Dalci Maurício Miranda de Oliveira – Departamento de Biologia e Zoologia, IB, UFMT
 
04/06 (Sábado)
 
08h - Palestra - Resíduos sólidos em Mato Grosso : os problemas e as soluções possíveis - Dr. Paulo Modesto Filho – Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, FAET, UFMT
 
09h - Palestra - Recursos Hídricos no Estado de Mato Grosso: usos, gestão e conservação - Dra. Daniela Maimone de Figueiredo – Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães (SECITEC, MT), Consultora Independente.
 
10h30 - Palestra - Usinas Hidrelétricas e PCH´s: o contexto de Mato Grosso
Dr. Dorival Gonçalves Júnior – Curso de Engenharia Elétrica, FAET, UFMT.
 
14h – Palestra - Peixes: o estado da conservação dentro do estado de Mato Grosso - Dr. Francisco de Arruda Machado – Prof. Aposentado do Departamento de Botânica e Ecologia, IB, UFMT.
 
15h – Palestra - Anfíbios e répteis de MT: diversidade e principais impactos.
Dra. Christine Strüssmann, Curso de Medicina Veterinária, FAMEVZ, UFMT.
 
16h30 – Palestra - Mamíferos: impactos e conservação.
Dr. Rogério Rossi, Departamento de Biologia e Zoologia, IB, UFMT.
 
VISITAÇÃO
 
31/05, 01 e 02/06 das 08h às 10h30 e 14h às 16h30 - Borboletário, Túnel das Sensações, Árvore da Vida, Instalações Artísticas, Exibição de Vídeos, Oficinas.
 
05/06 das 08h às 10h30 - Borboletário, Túnel das Sensações, Árvore da Vida, Instalações Artísticas, Exibição de Vídeos, Oficinas, GINCANA ENTRE AS ESCOLAS PRESENTES
 
30 DE MAIO Á 05 DE JUNHO 2011
 
STAND DO IPECO
VISITE TAMBÉM A LOJA-IPECO
 
PRODUTOS – ADESIVOS, CAMISETAS ECOLÓGICAS, CANECAS QUADRADAS, CANETAS, CHAVEIROS, LIVROS, SQUEEZE E CURSO DE CAPACITAÇÃO BIOLOGIA EM CAMPO.
 
 
 
ENTREGA DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS DE NOSSA REGIÃO.
 
 
RETIRE SUA MUNDA EM NOSSO STAND, ENTRE OS DIAS 04 E 05 DE JUNHO DE 2011
 
 
ABERTURA
 
30 DE MAIO DE 2011
 
HORÁRIO
 
08:00 ás 17:00
 
 
LOCAL
 
SESC BALNEÁRIO, CUIABÁ, MATO GROSSO
ENTRADA FRANCA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário