Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sociedade se organiza para debater Zoneamento de Mato Grosso e Código Florestal

Foto: Divulgação











  Proposta é realizar uma ampla discussão sobre essas políticas de planejamento territorial e produzir um documento cobrando responsabilidades

No dia 27 de maio, próxima sexta-feira, pesquisadores, acadêmicos, estudiosos, representantes de movimentos sociais e governamentais interessados em debater sobre questões territoriais e ambientais, especialmente os impactos do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE) e do Código Florestal, se reunião no auditório do Ministério Público Estadual para o Seminário “O Zoneamento de Mato Grosso: avaliação e perspectivas”.

O Seminário tem como objetivo subsidiar a sociedade civil, entidades estaduais e nacionais sobre o ZSEE e suas consequências. Também serão debatidas as implicações das alterações do Código Florestal, atualmente em debate no Congresso Nacional.

A iniciativa é uma parceria do Instituto Centro de Vid a (ICV), Instituto Socioambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Grupo de Trabalho e Mobilização Social (GTMS) com apoio do Ministério Público Estadual.

Os organizadores ponderam que tanto o ZSEE de Mato Grosso e o Código Florestal Brasileiro são ferramentas de ordenamento territorial fundamentais para assegurar um desenvolvimento sustentável com a garantia da inclusão das comunidades indígenas e tradicionais, dos assentados e produtores familiares.

Para as entidades, a recente aprovação pela Assembleia Legislativa e a sanção do governador de Mato Grosso de um projeto de Zoneamento totalmente desfigurado indica claramente o descompromisso dos atuais dirigentes com o desenvolvimento do estado em longo prazo. Do mesmo modo, em nível federal, as especulações em torno da proposta de alteração do Código Florestal estimulam o descaso com a questão ambiental.

Desta maneira, as consequências já estão acontecendo: o desmatamento em Mato Grosso teve um crescimento brutal nos meses de março e abril, sendo produto direto das perspectivas da anistia prevista no zoneamento estadual e nas alterações propostas no Código Florestal.

SERVIÇO

O que? Seminário “O Zoneamento de Mato Grosso: avaliação e perspectivas”

Quando? 27/05/2011 – sexta-feira        Que horas? 8h30 às 17h30

Onde? Auditório do Ministério Público Estadual – Rua 4, Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT

Organizações envolvidas: Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Socioambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Grupo de Trabalho e Mobilização Social (GTMS). Apoio: Ministério Público Estadual

Contato com a imprensa:

Daniela Torezzan – ICV
Fones: (65) 3621-3148 e 9201-4578
daniela.torezzan@icv.org.br