Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Proposta regulamenta profissão de gestor ambiental

       A Câmara analisa o projeto de lei 2664/11, do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que regulamenta a profissão de gestor ambiental - profissional responsável, entre outras atividades, pela elaboração de políticas ambientais, pareceres e projetos ambientais ou de desenvolvimento sustentável; avaliação de impactos ambientais; e licenciamento ambiental.
       A proposta determina que o gestor ambiental deverá ter diploma de graduação em gestão ambiental, mas garante o direito dos profissionais que já atuem na área na data da publicação da lei.
       O gestor ambiental também será responsável por educação ambiental, gestão de resíduos, assessoria ambiental, recuperação de áreas degradadas, planos de manejo e avaliação ambiental, entre outros.

      Para Arnaldo Jardim, a regulamentação da profissão vai reparar uma distorção presente nas políticas públicas para a área. Ele ainda ressalta que há 13 anos já existe um curso superior voltado especificamente para a gestão ambiental.

Propriedade intelectual
      A proposta também garante aos gestores ambientais a propriedade intelectual do seu trabalho, ao assegurar a autoria de planos ou projetos ambientais ao gestor ambiental que os elaborar, respeitadas as relações entre o autor e os outros interessados.
      Assim, as placas ou identificações públicas de um empreendimento ambiental deverão mencionar o gestor ambiental participante do projeto. O autor do projeto também terá direito a quaisquer prêmios ou distinções honoríficas concedidas ao trabalho.

Tramitação
       O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Imagem: Arnaldo Jardim; medida vai corrigir distorção da legislação sobre meio ambiente.
Fonte: Agência Câmara de notícias.
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/207989-PROPOSTA-REGULAMENTA-PROFISSAO-DE-GESTOR-AMBIENTAL.html

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Paulo Cesar Santos



Katiussa Cipriani 

Um comentário:

  1. Tomara que seja aprovada a lei e que enfim sejamos melhor reconhecidos pelo mercado de trabalho.
    Muito interessante o blog !!!
    abs

    ResponderExcluir