Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA É DESTAQUE NO ESPÍRITO SANTO


Foto: Divulgação




Tem início nesta quarta-feira (20) e segue até sábado (23), no município de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, o Seminário Intermunicipal de Agroecologia, realizado pela Diocese de São Mateus, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Durante os quatro dias de evento, os participantes vão assistir a palestras sobre assuntos que envolvem a agricultura, saúde, alimentação, comercialização, legislação, entre outros assuntos.

“O objetivo deste evento é mostrar ao produtor rural outras alternativas de produção. Mostraremos métodos que não são convencionais e utilizam agrotóxicos. Queremos mostrar aos agricultores as técnicas mais sustentáveis”, ressalta o extensionista e chefe do escritório local do Incaper em Nova Venécia, Álvaro Derli Vago.

A abertura do evento será nesta quarta (20) e a primeira palestra, na quinta-feira (21), o vai apresentar aos participantes as visões, tendências, avanços e perspectivas da agroecologia. O assunto vai ser ministrado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Outro tema vai abordar os impactos dos agrotóxicos na vida da população e na sociedade. A palestra será ministrada pelo gerente de agricultura orgânica da Seag, Decimar Schultz.

“Estamos em um momento onde o agricultor está mais consciente da importância de uma produção sustentável para o meio ambiente e de alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos. Devido a essa mudança, a adesão ao agroecológico e ao orgânico tem sido cada vez maior no Estado”, destaca Decimar Schultz.

Na sexta-feira (22) haverá uma palestra sobre comercialização agrícola e estratégias para a agricultura familiar, ministrada pelo pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Outro assunto que será abordado é a produção ecológica, com o agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Já no último dia de evento, os participantes vão conferir uma palestra sobre homeopatia na agroecologia, com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agrícola de Santa Catarina (Epagri), Pedro Boff. A fruticultura orgânica e as hortaliças orgânicas também serão temas de palestras, com os pesquisadores da Epagri, João Favorito Debarba e Hernandes Werner. Neste dia também haverá um depoimento de um produtor que cultiva o café orgânico e uma palestra com a bacharel em Filosofia, Anna Maria Pitsch, sobre alimentação saudável.

Além das palestras, o seminário também terá minicursos com os temas Compostagem, Café Conilon Orgânico, Alimentação Saudável, Homeopatia na Agricultura, Plantas Estratégicas, Manejo Alternativo de Pragas e Doenças, Pecuária na Produção Orgânica, Fruticultura Agroecologia, Olericultura, Biofertilizantes, Projeto Cores da Terra, Floricultura, Criação de Galinha de Postura no Sistema Agroecológico, entre outros. Os palestrantes dos minicursos são profissionais do Incaper, Seag, Chão Vivo e Epagri.

O seminário tem o apoio, além do Incaper e da Seag, das prefeituras de Nova Venécia e Vila Valério, da Câmara Municipal de Nova Venécia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), da certificadora de produtos orgânicos Chão Vivo, da Cooperativa Veneza e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Água Branca, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Nova Venécia.

Informações a Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Otavio de Castro
(27) 3636-9868 / (27) 9850-2210
comunicacao@incaper.es.gov.br
Twitter: @Incaper


Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
Eduardo Brinco
Tels: (27) 3636-3651 / 9964-0389
eduardo@seag.es.gov.br