Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Zoneamento de MT será analisado pelo Conama na próxima semana

Foto: Divulgação

Ambientalistas criticam lei sancionada pelo governo do Estado.
Ministério Público questiona legalidade do zoneamento



A lei que trata do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso segue na próxima semana para análise da Comissão Nacional de Zoneamento e Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente vai avaliar se a lei não fere princípios federais. O texto será encaminhando pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, assim que ele retornar de uma viagem ao exterior.
A lei do Zoneamento foi sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 25 de abril. O projeto do Zoneamento foi aprovado em fevereiro pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa com os ajustes técnicos considerados inconstitucionais pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Em dezembro de 2010, a proposta foi enviada ao Executivo para ser sancionada. No entanto, voltou à Assembleia Legislativa para ajustes após a verificação de erros que poderiam ser questionados futuramente na Justiça travando um embate jurídico com ambientalistas. Isso porque a proposta de ordenamento territorial libera para atividades de agricultura e pecuária uma extensão extra de terra de 156 mil quilômetros quadrados como também a exclusão de 14 das 70 terras indígenas identificadas no projeto inicial, avanços em áreas de necessidade de proteção aos recursos hídricos, ampliação do espaço destinado à atividade mecanizada e a redução do número de áreas que poderiam se tornar unidades de conservação.

Ação contra o zoneamento
Um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e entidades não-governamentais vai elaborar um estudo técnico sobre o a lei do zoneamento. O trabalho servirá de subsídio ao Ministério Público para propor uma ação civil pública, com pedido de liminar, visando a anulação da referida lei.
De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, a previsão é que a análise seja concluída no prazo de 10 dias. O Ministério Público Estadual já requisitou da Casa Civil cópias dos anexos do zoneamento que incluem mapas em meio físico e digital. “A partir desse material será feito um estudo que servirá de base para ingressarmos com as medidas judiciais cabíveis visando a anulação da lei”, adiantou o promotor de Justiça.
Segundo ele, antes mesmo de uma análise mais criteriosa, já é possível verificar alguns pontos questionáveis no zoneamento. Como exemplo, ele citou a autorização para plantio de cana-de-açúcar na Bacia do Alto Paraguai e na Floresta Amazônica e a flexibilização na recomposição da reserva legal.

  Fonte: G1 Mato Grosso

terça-feira, 26 de abril de 2011

Congresso apresenta novos paradigmas para Sustentabilidade

Evento nacional terá a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira



Foto:Divulgação
 Novos rumos para a sustentabilidade: este é o tema que vai nortear o IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental, que será realizado nos dias 20 e 21 de maio no Teatro Ouro Verde, em Londrina. Especialistas em resíduos, águas, economia de baixo carbono, saúde, segurança no trabalho vão discutir esses e outros temas ligados à responsabilidade socioambiental com um público formado por gestores públicos, diretores de ONGs e OSCIPs, engenheiros de segurança e meio ambiente, agrônomos, empresários, educadores e estudantes.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vai proferir a palestra de abertura, sobre sustentabilidade, às 20 horas do dia 20. A palestra de encerramento, “O papel do Brasil nas políticas de mudança climática”, será proferida no dia seguinte por José Domingos Gonzáles Miguez, coordenador geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia e, desde 1999, secretário executivo da Comissão Interministerial da Mudança Global do Clima.

O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD/PR), com patrocínio da companhia aérea TAM. O preço das inscrições varia de R$ 90 a R$ 250. O valor do investimento, a programação completa e o perfil dos palestrantes podem ser encontrados no site http://www.cnrs.com.br/.



fonte: organização