Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

STAND DA IPECO É MAIS UMA ATRAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO SESC BALNEÁRIO


Mudas nativas estarão disponíveis para os visitantes do evento(divulgação)
 Entre os dias 30 de maio a 5 de junho de 2011, o SESC Balneário promoverá o Projeto da Semana do Meio Ambiente, uma semana voltada para as questões relativas à educação e preservação ambiental através de palestras, oficinas, mesas redondas, exibição de vídeos, instalações artísticas, túnel das sensações, gincanas educativas, borboletário e árvore da vida.
O evento tem o objetivo de promover atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais em todo o município em parceria com diversas instituições, implementando e articulando ações de educação ambiental. Ainda estabelece despertar consciência critica na população cuiabana sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.
 
Objetivo específico é promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade; desenvolver uma visão globalizante multi e interdisciplinar; estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade; composição dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da questão ambiental; e homogeneização das informações ambientais às pessoas, alunos, aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.
 
O destaque do evento está na montagem de stand´s temáticos com os biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado e Caatinga (bioma endêmico do Brasil) onde através de fotos e banner´s serão apresentados as principais características desses biomas (relevo, fauna, flora, atrativos turísticos, curiosidades) e de outro lado os principais problemas (devastação, degradação, riscos ambientais e pressão econômica) levando o publico a refletir sobre o tema. 
 
Haverá também uma ilha na qual vai estar a "Árvore da Vida", de um lado a natureza com toda sua exuberância vida e encantamento e de outro a ilha degradada morta exemplificando o desenvolvimento desordenado, os agrotóxicos e as agressões causadas por essas ações.
 
O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
 
 O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
      
Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
      
A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
30/05 (segunda-feira) 
 
08h30 - ABERTURA - (Diretores, Professores, Coordenadores e Responsáveis)
 
10h – PALESTRA - A atuação do Ministério Público Estadual nas questões ambientais - Dr. Gerson N. Barbosa – Promotor de Justiça da 17ª Promotoria de Meio Ambiente de Cuiabá, MT
 
03/06 (sexta-feira) 
 
14h - Palestra - Manejo de RPPN´s:
Silvia Kataoka – Eng.ª Florestal - Gerente de Estudos e Pesquisas da RPPN do SESC Pantanal
 
15h - Palestra - Vegetação de Mato Grosso, situação atual, principais problemas e soluções à conservação - Dra. Cátia Nunes da Cunha – Departamento de Botânica e Ecologia, IB, UFMT (INCT-ÁREAS ÚMIDAS)
 
16h30 - Palestra - Aves de Mato Grosso, problemas e soluções para a sua conservação - Dr. Dalci Maurício Miranda de Oliveira – Departamento de Biologia e Zoologia, IB, UFMT
 
04/06 (Sábado)
 
08h - Palestra - Resíduos sólidos em Mato Grosso : os problemas e as soluções possíveis - Dr. Paulo Modesto Filho – Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, FAET, UFMT
 
09h - Palestra - Recursos Hídricos no Estado de Mato Grosso: usos, gestão e conservação - Dra. Daniela Maimone de Figueiredo – Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães (SECITEC, MT), Consultora Independente.
 
10h30 - Palestra - Usinas Hidrelétricas e PCH´s: o contexto de Mato Grosso
Dr. Dorival Gonçalves Júnior – Curso de Engenharia Elétrica, FAET, UFMT.
 
14h – Palestra - Peixes: o estado da conservação dentro do estado de Mato Grosso - Dr. Francisco de Arruda Machado – Prof. Aposentado do Departamento de Botânica e Ecologia, IB, UFMT.
 
15h – Palestra - Anfíbios e répteis de MT: diversidade e principais impactos.
Dra. Christine Strüssmann, Curso de Medicina Veterinária, FAMEVZ, UFMT.
 
16h30 – Palestra - Mamíferos: impactos e conservação.
Dr. Rogério Rossi, Departamento de Biologia e Zoologia, IB, UFMT.
 
VISITAÇÃO
 
31/05, 01 e 02/06 das 08h às 10h30 e 14h às 16h30 - Borboletário, Túnel das Sensações, Árvore da Vida, Instalações Artísticas, Exibição de Vídeos, Oficinas.
 
05/06 das 08h às 10h30 - Borboletário, Túnel das Sensações, Árvore da Vida, Instalações Artísticas, Exibição de Vídeos, Oficinas, GINCANA ENTRE AS ESCOLAS PRESENTES
 
30 DE MAIO Á 05 DE JUNHO 2011
 
STAND DO IPECO
VISITE TAMBÉM A LOJA-IPECO
 
PRODUTOS – ADESIVOS, CAMISETAS ECOLÓGICAS, CANECAS QUADRADAS, CANETAS, CHAVEIROS, LIVROS, SQUEEZE E CURSO DE CAPACITAÇÃO BIOLOGIA EM CAMPO.
 
 
 
ENTREGA DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS DE NOSSA REGIÃO.
 
 
RETIRE SUA MUNDA EM NOSSO STAND, ENTRE OS DIAS 04 E 05 DE JUNHO DE 2011
 
 
ABERTURA
 
30 DE MAIO DE 2011
 
HORÁRIO
 
08:00 ás 17:00
 
 
LOCAL
 
SESC BALNEÁRIO, CUIABÁ, MATO GROSSO
ENTRADA FRANCA
 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

OBSERVAÇÃO DE AVES TERÁ DESTAQUE DO CONGRESSO DE ORNITOLOGIA EM CUIABÁ


Foto:Divulgação
 
Ivan Ruela
Da assessoria do Evento


Criador do AVISTAR, o fotógrafo Guto Ribeiro será umas atrações do XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, que se inicia neste Domingo, dia 5, em Cuiabá.







   Segundo maior berço de aves do mundo, com mais de 1800 espécies, o Brasil ainda utiliza pouco de um dos maiores nichos de ecoturismo do hemisfério norte. A observação de aves, ou Bird Watching,  é uma prática que envolve milhões de pessoas em todo o mundo.
Durante o Congresso Brasileiro de Ornitologia, que acontecerá em Cuiabá a partir do próximo Domingo, dia 5, um debate discutirá a “Observação de Aves no Mato Grosso”. Estarão presentes renomados pesquisadores e divulgadores deste atrativo modelo de contemplação natural. Guto Carvalho, idealizador e criador do Avistar, evento que reúne observadores de aves de todo o país, já com seis edições realizadas, é um deles.  O Ecólogo e fotógrafo norte-americano Douglas Trent, de grande experiência no tema, tendo inclusive treinado nativos pantaneiros para receberem turistas, também irá compor a mesa. A conservacionista Vitoria da Riva, especialista em ecoturismo, criadora da RPPN Cristalino, e que preside a Fundação Ecológica Cristalino, com objetivo de trabalhar com conservação, educação ambiental e pesquisa no entorno do Parque Estadual do Cristalino, e a Secretária Estadual de Turismo do MT, Teté Bezerra, completarão a discussão.
A mesa “Observação de aves no Mato Grosso”, será na terça-feira dia 7, às 10 horas da manhã, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, na Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Mais informações no blog congressodeornitologiamt.blogspot.com.


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto aposta em serraria móvel como opção ambientalmente correta


 

  *André Alves


É bastante comum ver em assentamentos e em propriedades rurais árvores caídas ou mortas em áreas que foram abertas para agricultura ou pecuária. Sem um destino ambientalmente correto é grande o risco dessas árvores apodrecerem ou serem consumidas por um incêndio acidental. Uma alternativa que vem conquistando os agricultores do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental é o uso de uma serraria portátil para o aproveitamento da madeira dessas árvores.
Em média a serraria fica dois dias em cada lote para que seja reaproveitada parte da madeira dos beneficiários do projeto. Por ser extremamente leve e fácil de montar e desmontar a serraria pode ser levada até o local onde está a árvore caída e ser instalada para o corte da madeira. E apesar de ser movida a gasolina, é bem mais econômica que uma motosserra. “Essa é uma experiência que já vinha sendo desenvolvida na região pelo projeto Promoção da Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste de Mato Grosso, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)”, explica Paulo Nunes, coordenador técnico do Poço de Carbono Juruena. Enquanto a serraria móvel adquirida pelo projeto, que é importada, não chega ao município, a Sema-MT, por meio de uma cooperação técnica, fez uma cessão temporária da máquina adquirida no projeto anterior.
“A serraria foi um grande avanço pra nossa comunidade porque dá pra aproveitar as árvores que já estão derrubadas faz tempo no sítio”, explica Florisvair Maciel, que mora no assentamento Somapar, cujo marido fez um curso pelo projeto para usar a serraria. Ela explica que a serraria é movida a gasolina, mas o consumo é bem menor do que uma motosserra, com uma produtividade muito maior e acabamento mais refinado.
Ao se comparar com o preço do metro cúbico serrado vendido nas empresas em Juruena o lucro é bem maior. Em média, a madeira é vendida na cidade por 500 reais o metro cúbico. Em um dia de uso da serraria móvel é possível serrar até 3 metros cúbicos dependendo da altura e do tipo de árvore. Os agricultores pagam somente a gasolina (em média 10 litros por dia) e em alguns casos a diária de 80 reais para um agricultor capacitado operar a serraria. Na ponta do lápis a economia chega a 400%.
Somente em um dos assentamentos, SOMAPAR, a expectativa é que mais de 30 famílias utilizem a serraria e a maioria irá contratar. A serraria móvel, que começou a circular pelo assentamento Vale do Canamã, ainda irá ser cedida a agricultores do assentamento Vale do Amanhecer e 13 de Maio.
“A gente recebeu mudas, calcário, assistência técnica, fizemos cursos e agora a serraria”, avalia Florisvair. “No começo, muita gente não acreditava no projeto, mas as pessoas estão vendo que este tem continuidade e agora querem entrar”, finaliza.
Carbono Juruena
O objetivo central do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolvido na região Noroeste de Mato Grosso, é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixam o carbono e geram renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. Doze Instituições do Governo Federal, Estado e sociedade civil apóiam esta iniciativa.


*www.carbonojuruena.org.br

IBAMA detecta mudança no perfil dos desmatadores em Mato Grosso

 

 Ericksen Vital
 GI MT

Foto: Ericksen Vital






O superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Ramiro Martins Costa, disse que mudou o perfil do desmatador em Mato Grosso. Agora, os donos de terras voltaram a operar com os correntões, uma velha técnica usada na década de 70 para abrir áreas. Ela está proibida há dez anos no país, porém no Estado não existe uma legislação específica.
A mudança pode ter contribuído para o aumento pontual do desmatamento entre março e abril em Mato Grosso. De acordo com os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado foi responsável pelo desmatamento de 480,3 km² dos 593,0 km² registrados na Amazônia Legal.
No Estado, seis dos 10 maiores desmatamentos ilegais registrados em Mato Grosso foram feitos por correntes gigantes puxadas por tratores em áreas que estão em nome do fazendeiro paranaense Vademilso Badalotti. Nesta sexta-feira (27), o advogado dele, Jarbas Lindomar Rosa, disse que seu cliente não tem buscado resolver os problemas junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Ramiro Costa explica que há quatro anos o desmatamento ocorria em pequenas áreas. Agora, os desmatadores decidiram radicalizar. Os desmatamentos, segundo o superintendente do Ibama, estão acontecendo em grandes áreas nativas, entre 500 e até 1 mil hectares.
A abertura ilegal tem sido caraterizada pelo uso dos chamados correntões, que consiste em arrastar grandes correntes fazendo o corte raso da mata. As fiscalizações comprovaram também que as áreas veem sendo desmatadas para serem usadas pela agricultura.
Neste ano, os fiscais do Ibama aplicaram mais de R$ 100 milhões em multas, além de terem sido apreendidos inúmeros tratores e gado sendo criado em áreas de preservação. Ramiro Costa disse que o órgão quer agilizar em 2011 o julgamento destes processos para doar as máquinas apreendidas ao Exército e os animais para entidades como Embrapa.