Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pica-pau ameaçado pode ajudar a preservar o Cerrado




Pica-Pau-do-Parnaíba, encontrado no MT(Divulgação)









A ave  foi encontrada em uma expedição que durou quatro dias e percorreu nove municípios da região do Mato Grosso com fragmentos considerados potenciais para a habitação da espécie.
Sua descoberta representa um aumento de pelo menos 360 quilômetros na distribuição geográfica da espécie.


No final de 2009, o Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Aves conseguiu registrar o pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) pela primeira vez na região do Mato Grosso. Depois de reproduzir vocalizações, um casal da espécie respondeu ao estímulo, sobrevoando a área, observando e procurando pela fonte emissora das vocalizações. Essa descoberta representa a extensão de pelo menos 360 quilômetros na distribuição geográfica da espécie, além de abrir possibilidades para a criação de novas Unidades de Conservação de Proteção Integral em áreas de Cerrado - bioma que perdeu mais da metade de sua vegetação original - já que nenhum exemplar da espécie foi localizado dentro das Unidades de Conservação atuais.

A expedição em busca do pica-pau foi realizada entre os dias 27 e 31 de novembro de 2009 e percorreu os municípios de Barra do Garça, General Carneiro, Nova Xavantina, Água Boa e Cocalinho. Nessas regiões, foram selecionados fragmentos potenciais a partir de imagens de satélites que indicavam a presença da vegetação requerida pela espécie. O pica-pau-do-parnaíba é endêmico do Brasil e considerado ameaçado de extinção. Foi coletado inicialmente em 1926, em Uruçuí, no Piauí e, apesar de registros coletados nas décadas de 1960 e 1980 no estado de Goiás, a espécie só foi considerada redescoberta em 2006 na cidade de Goiatins, no Tocantins.

Fonte: Horizonte Geográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário