Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

740 aves do pantanal e do cerrado

Foto:Divulgação








A autoria é dos observadores de aves John A. Gwynne, diretor da Wildlife Conservation Society; Robert S. Ridgely, especialista em aves da América do Sul, o ilustrador Guy Tudor e da ornitóloga Martha Argel

A Wildlife Conservation Society (WCS) e a Editora Horizonte lançaram recentemente o Guia Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado, o primeiro de uma série que deverá contar com cinco volumes que abordam as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e todo ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente.
O primeiro volume da série apresenta 740 espécies de aves do Pantanal e do Cerrado, entre nomes bastante conhecidos, como a ema e a arara-azul-grande, e espécies ainda pouco conhecidas pelos cientistas, como o belo pica-pau-do-parnaíba e o raríssimo tiê-bicudo. A maioria das descrições é acompanhada de ilustrações precisas feitas por renomados artistas especializados em aves, como Guy Tudor, o maior ilustrador de aves sul-americanas.
A ornitóloga Martha Argel, uma das autoras do livro, explica que o guia é muito mais que uma ferramenta de observação de aves, pois constitui um instrumento educativo e científico de proteção ao meio ambiente e de incentivo ao turismo sustentável. “Esse material foi pensado, desde o início, para estimular as pessoas a contribuir com um ambiente mais saudável e uma economia mais justa, a partir de um maior conhecimento sobre o patrimônio natural do Brasil”.
Além das informações detalhadas sobre as espécies de aves e seus habitats, o guia conta com inúmeras fotos de ambientes do Cerrado e do Pantanal. Traz informações, em uma linguagem de fácil entendimento, enfatizando a exuberância da natureza nessas regiões, as ameaças a sua biodiversidade e as formas de ajudar a protegê-la. Auxilia, ainda, a compreender como determinadas espécies de aves estão associadas a certos ambientes e como dependem deles para sobreviver.
Com um formato compacto, considerado mais eficiente para o uso rápido em condições de campo, o preço sugerido do Guia é de R$ 44,00. Este valor, muito mais acessível que o de livros semelhantes, só foi possível graças aos fundos recebidos de diversos doadores pela WCS, entre os quais Banco Mundial, várias fundações e pessoas físicas.
A autoria do guia é dos observadores de aves John A. Gwynne, diretor de Criação e Vice-Presidente Emérito de Design da Wildlife Conservation Society, sediada em Nova York; Robert S. Ridgely, um dos maiores especialistas mundiais em aves da América do Sul e membro atuante da organização World Land Trust; Guy Tudor, ilustrador de aves neotropicais; e Martha Argel, ornitóloga, escritora e autora de diversos livros de divulgação científica. Dezenas de ornitólogos e pesquisadores brasileiros colaboraram com os autores ao longo dos cinco anos de preparação das 322 páginas do livro e mais de 1000 ilustrações.
Mais informações pelo site http://www.edhorizonte.com.br/ ou pelo telefone (11) 3022-5599. (com assessoria)

Fonte:Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário