Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Animais da Floresta Amazônica e Cerrado têm destaque em publicação



Jayme Gesisky

É com satisfação que apresentamos Animais da Tanguro – Mato Grosso: Diversidade na zona de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado. A publicação é parte do projeto DE pesquisa realizado na fazenda Tanguro, município de Querência (MT), numa proveitosa parceria entre o Museu Emílio Goeldi (MPEG), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), com o apoio do Grupo Maggi.
O projeto, iniciado em 2005, tem o objetivo de avaliar os impactos da ação humana sobre a fauna da região e oferecer dados essenciais para a gestão da paisagem em uma área de riquíssima biodiversidade, já que a área de transição entre os dois biomas facilita o compartilhamento genético, tornando a região extremamente importante do ponto de vista ambiental. O IPAM participa do projeto desde os seus primórdios e mantém na fazenda Tanguro uma base de pesquisas sobre fogo, água, biodiversidades, restauro florestal, entre outros aspectos relacionados ao ambiente natural.
Além de apresentar 8 grupos de animais – aranhas, insetos (percevejos, besouros e moscas), peixes, anfíbios anuros, répteis, aves, mamíferos não-voadores e morcegos – o livro traz também um glossário com termos científicos que são citados ao longo do texto. Os autores incluíram, ainda, informações gerais sobre cada grupo de animais, e ilustrações das espécies encontradas e métodos utilizado no estudo.
Esperamos que esta publicação possa contribuir para disseminar o conhecimento entre pesquisadores, gestores públicos e privados, estudantes e a sociedade em geral para que, uma vez conhecendo a diversidade da fauna nativa da região, possamos abrir novas perspectivas para sua conservação.
Organizado por Ana Cristina Mendes de Oliveira, Joice Bispo Santos e Maria Cristina dos Santos-Costa, o livro estará em breve disponível para download em nosso site.

fonte: www.ipam.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário