Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Agricultores do Acre relatam efeitos das mudanças climáticas


   autor:ipam rio branco

     A coordenadora regional e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em Rio Branco, Elsa Mendoza, participou da 11ª Assembleia Geral Ordinária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó (STTRF), realizada em Feijó, no Acre, quando ministrou a palestra “Mudanças no clima e o futuro das florestas”, quando apontou os impactos das mudanças climáticas e como a ação do homem influência neste processo em nível local e global.
   O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre representantes de órgãos governamentais e não governamentais, como associados e diretores do STTRF, comunidades do Rio Envira, Rio Paraná do Ouro, Projetos de Assentamento (PA Berlim e PA Envira), agricultores da margem da BR-364, Secretaria de Meio Ambiente de Feijó, Banco da Amazônia (Basa), Federação dos Agricultores do Acre (Fetacre), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Um dos objetivos do encontro foi socializar informações a respeito das mudanças climáticas, a partir da experiência do IPAM, crédito rural, através do Basa, e regularização fundiária, através do STTRF e Iteracre.
    Durante o evento, agricultores relataram que já estão sentido os efeitos das alterações do clima e citaram a queda da produção do açaí, pouca chuva, igarapés secando e outros como exemplos de mudanças vivenciados por eles. A agricultora Maria Francisca demonstrou preocupação com o novo cenário: “Se não cuidamos da nossa casa, quem vai cuidar?”, questionou.
Representante do Basa apresentou linhas de crédito rural, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Pronaf-Mulher e Pronaf mais Alimento, que são disponibilizados pelo Banco da Amazônia por meio da parceria com o Governo Federal. O gerente do Basa, Edson de Souza, relatou que o crédito rural está ficando menos burocrático para a agricultura familiar. “Para ser contemplado com o Pronaf só precisa de RG e CPF”, afirmou.
   Durante o evento foi realizada, ainda, a eleição do STTRF, em que foi eleito, por unanimidade,  o novo presidente do sindicato Antônio Sergioni Freitas de Paiva para o quadriênio 2011/2015.
Paiva ressaltou a importância de aderir às assembleias e reuniões gerais, palestras informativas sobre assuntos diversos como meio ambiente, saúde, questões sociais, entre outros. Pontuou ainda a dificuldade de estabelecer parcerias para realização das palestras e ressaltou a importância da participação do IPAM na assembleia.

fonte: ipam.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário