Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

PASSEIO COM SALGADO

  Este texto foi um relato de um bate papo com um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, um dos ilustres seres-humanos desse comlexo planeta. Na época, eu cursava Jornalismo no Espírito Santo(2003). O texto foi publicado no site www.diretodaredacao.com.br, pelo seu dono, o Jornalista Eliakim Araújo.

  PASSEIO COM SALGADO (Ivan Ruela)

    Foi em meados de Janeiro de 2003, quando, de férias da faculdade sem ter exatamente o que fazer em Aimorés — quem conhece, sabe muito bem das “diversidades” de lazer desta cidade — resolvi fazer um curso no Instituto Terra. Para quem não sabe, é um projeto de reflorestamento da Mata Atlântica, idealizado por Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Salgado.

      O curso foi sobre “Noções de Meio Ambiente em Práticas Agrícolas”, ministrado pelo Professor da Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Agrônomo, Marcelo Libânio. Aliás, eu era um dos poucos leigos na sala, composta em sua maioria por Técnicos Agrícolas e Agrônomos. Apesar de ter sido criado em Aimorés, não conhecia pessoalmente o mentor de toda aquela organização ambiental, um dos mais consagrados fotógrafos do mundo. E ali estava ele, passando em frente à sala de aula, quando o professor o chamou. Portando três máquinas fotográficas — recordo-me apenas da marca de uma: Leica —, ele entrou olhando no olho de um por um, interrogando-nos de onde éramos. A maioria era de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Itarana, Colatina e Pancas eram algumas das cidades com representantes. Salgado, ao sentir uma forte presença capixaba no local, não hesitou em elogiar e relatar a sua proximidade e carinho com o estado vizinho. “Sou mineiro fanático, e capixaba fanático também”, assumiu. “Nasci na divisa dos dois estados e assim me sinto dividido”, decretou. Salgado vive em Paris com a esposa, mas quase sempre viaja ao Brasil, onde divide seu tempo entre o Instituto, expondo fotos e procurando apoio para a ONG, e viagens pelo País afora. Além de possuir uma casa na Ilha do Boi, em Vitória, ele fixou sua residência em Aimorés na Fazenda Bulcão — já que depois de ter perdido os pais no último ano, vendeu sua casa no Centro da cidade.

        Como eu havia entrevistado meses antes o engenheiro agrônomo Jaeder Lopes, a respeito da ONG, para o site www.focasnarede.rg3.net, me apresentei ao ilustre fotógrafo e informei a ele sobre a matéria feita com Jaeder. Como não tinha um lugar para me apoiar para escrever o nome do site, encostei a folha de papel sobre uma enorme foto com índios, na entrada do anfiteatro do local. Daí senti um tapa em minhas costas, e uma voz de autoridade: “Não escreva aí que você estraga a foto!”. Pedi desculpas e dei o nome do site. Daí já dava pra perceber a dedicação e apego que ele reserva a seu trabalho, demonstrados em sua atitude.

       Como todo curso tem sua atividade extraclasse, saímos num verdadeiro “comboio” com a finalidade de conhecer toda a Fazenda Bulcão — herdada por Salgado, onde se situa a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Ambiental). Como os técnicos agrícolas já estavam com seus carros do órgão que trabalhavam, não pensei duas vezes e pedi a Salgado para ir com ele. A bordo de uma Hilux branca, subimos morro acima, acompanhados ainda de um colega e de um técnico agrícola. Logo no começo da expedição, Salgado ao ser indagado por um dos ocupantes do carro, confirmou mais uma vez sobre sua admiração pelo Espírito Santo: “O que mais me chama a atenção daquele estado é a diversificação de suas belezas naturais, montanhas de um lado e o mar, do outro”. Diversificado, aliás, foi o papo nesse percurso: política, jornalismo, meio ambiente, cultura, Brasil, Aimorés...etc..etc. “Estou muito contente com a vitória do Lula, acho que será um grande avanço social e cultural para o país, coisa que o outro governo deixou a desejar”. Conta ele, que disse ser amigo de longa data do atual presidente e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Salgado ainda contou que seu trabalho é de cunho jornalístico, pois aborda problemas sociais, e têm publicações em revista e jornais. A preocupação dele com o meio ambiente pode ser entendida numa frase de uma entrevista ao Portal Terra:

“A pobreza e a destruição do Meio Ambiente estão relacionadas. Uma das causas de tanta pobreza é a ligação direta entre o Meio Ambiente e o crescimento populacional. Não protegemos nossos próprios recursos naturais e já destruímos a maior parte das florestas tropicais. No Brasil, por exemplo, o desmatamento, a exploração e exportação madeireira, a pecuária e a mineração estão acabando com a floresta, o meio de vida dos índios. Com o resultado, eles estão morrendo”.

     Num certo ponto do passeio, todos os carros pararam. Sebastião Salgado aponta para as mudas que estão brotando, diferentes árvores crescendo, explica como era o local antes: “Aqui existiam dois córregos, ambos tinham jacarés. Aliás, animal era o que não faltava aqui na região — pacas, capivara, eram muitos comuns aqui na Fazenda”. O otimismo, uma das marcas de Salgado, é exibido numa frase logo depois: “Uma onça-pintada, foi vista aqui há alguns dias, os bichos estão voltando...”, conta eufórico.

    De volta ao carro, e continuando a mini-viagem, ele mostra uma paisagem que chama a atenção de todos. De longe avistamos os dois rios que banham Aimorés, o Doce e o Manhuaçu. “Conheço mais de noventa países, e essa para mim é uma das belas paisagens do mundo”. Descendo novamente do carro, deparamos com um fato inusitado: uma peroba nascida em cima de outra, que foi derrubada há anos. Falando em perobas, aliás, Salgado ainda comemora ter feito uma parceria com Washington Olivetto: “Uma campanha publicitária que oferecerá pés de Peroba para empresários e artistas em geral. Vai custar cerca de seis mil dólares cada um, só que não serão retirados, terão uma placa com o nome da instituição ou da pessoa doadora”.

    Um dos orgulhos do fotógrafo mineiro é também ter no conselho consultivo da ONG pessoas como Chico Buarque, João Pedro Stédile e Fernando Morais. O projeto de um hotel para produtores estrangeiros e a assinatura de um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte, que cederia técnicos do Zoológico Municipal, são outras amostras de empenho de Salgado, que a todo momento que conversava conosco, sempre batia fotos, fazendo um revezamento entre as três possantes máquinas que carregava.

   Foi então, curioso, que perguntei: “Sebastião, você usa máquina digital?”. Ele respondeu, ironicamente: “Meu caro, nem sei ligar um computador”. Serviu como lição. De que vale ser um robô nesse mundo global, se não tivermos consciência para enxergar os problemas que nele existem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário