Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ocorrência de Salmonela é menor em frangos orgânicos

Luana Caires*

A salmonela, comum no intestino da galinha, pode contaminar o ovo e a carcaça do animal, foto: StevenW






Um estudo realizado pelo Center for Food Safety da Universidade da Georgia apontou que frangos convencionais são mais suscetíveis à salmonela do que os orgânicos. Enquanto 38,8% das aves tradicionais carregavam a bactéria, o mesmo ocorria com apenas 5,6% das orgânicas. E o pior: 39,7% das salmonelas encontradas no frango comum apresentaram resistência a seis antibióticos diferentes, o que não ocorreu com as dos orgânicos.
Os pesquisadores analisaram animais de abate de uma mesma empresa da Carolina do Norte e apontaram que esse resultado tem a ver com a maneira como os frangos são criados. Se os convencionais podem ser presos em gaiolas, os orgânicos devem ser mantidos em um ambiente semelhante ao seu habitat natural – com acesso a espaços externos,  ar fresco e luz do sol, de acordo com o regimento da National Sustainable Agriculture Information Service dos Estados Unidos (ATTRA). O código também proíbe a utilização de antibióticos e outras drogas, o que obriga o criador a diminuir o número de frangos mantidos em um mesmo ambiente para evitar o aparecimento de doenças. Em granjas normais, cada animal costuma ter cerca de 0,05 metros quadrados de espaço, já na maioria das orgânicas, cada frango tem, em média, pelo menos 0,14 metros quadrados. Além disso, o ATTRA também proíbe que subprodutos do abate animal sejam misturados na ração das aves.
A intoxicação alimentar por salmonela é uma das mais frequentes e é um desafio para a saúde pública. Essa bactéria é comum no intestino da galinha e pode causar a contaminação da membrana que envolve a gema durante a formação do ovo e, dependendo das condições em que o animal for criado, pode contaminar também a carcaça do animal. Levantamentos em diferentes países têm mostrado que 30 a 50% das carcaças de frangos congelados ou resfriados estão contaminadas por salmonela. No Brasil, os índices variam de 9,15 a 86,7%.

* http://www.oecocidades.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário